texto #14

Sobre a desvalorização do Artista

Hoje me marcaram em uma publicação no facebook, até então tudo ok, afinal, sou marcada em várias coisas sempre. Cliquei. Decepção, frustração; esses são os sentimentos que me atormentaram por toda a tarde.


O que eu encontrei nessa publicação foi: uma ilustração minha. Uma ilustração minha repostada numa página que não me creditou e que faz isso com vários outros ilustradores. Decepção. Tentei entrar em contato com a moderação da página e continuei meu dia aguardando uma reposta.

E o continuar meu dia foi: fazer uma encomenda. De vez em quando aparecem algumas pessoas iluminadas que vem incentivar meu trabalho, e minha maneira de agradecer essa confiança e esse incentivo depositado em mim é fazendo com muito zelo, tentando ao máximo suprir e surpreender as expectativas dessa pessoa.

Após a pequena decepção sobre a desvalorização não só minha, mas de vários outros artistas que tem seu trabalho apropriado de maneira usurpadora, pensei também na desvalorização monetária. Eu defini um preço para meu trabalho, mas não defini o que ele vale pela simples "lei da oferta e procura". As pessoas não valorizam o desenho, acham que desenho é hobbie, que é fácil, aliás que é mais fácil que outras artes, mas atenção: NÃO É. Fazendo este desenho de hoje me senti ultrajada por mim mesma: levei em consideração todo o tempo que passei fazendo uma pesquisa de referências, o tempo que passei montando o desenho, o tempo que passei fazendo testes para o desenho, o tempo que passei fazendo rascunhos, o tempo que passei mostrando os resultados para a cliente, o tempo que passei refazendo o desenho com cor e eu refiz com aquarela que é uma técnica deliciada e demorada (fiquei cerca de 5 horas fazendo, sim, este é o tempo que levo para fazer pequenas aquarelas), o tempo que esperei que o desenho pudesse ser escaneado sem que estragasse, o tempo que levei escaneando e o tempo que levei tratando da imagem virtual para que tivesse uma boa impressão. São vários tempos gastos, né? E leve em consideração que além desses tempos, tem outros tempos ainda mais importantes: os tempos que passei treinando e estudando, os cursos que fiz antes da faculdade e a faculdade.

O valor do trabalho do artista, seja fotografo, designer, ator etc, é também todo esse tempo que ele passou se dedicando a ser um bom profissional e isso não é da noite pro dia. Por isso, quando um artista tiver trilhado todo esse percurso do conhecimento, nunca será caro demais.
Comentários
1 Comentários